Com o auxílio do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, astrónomos tiraram uma fotografia da brilhante galáxia espiral barrada NGC 3783, que se encontra na constelação do Centauro.

Esta imagem do Hubble mostra NGC 3783, uma galáxia espiral barrada a cerca de 135 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Centauro.  A imagem colorida é composta por observações infravermelhas e ópticas da Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble.  Baseia-se em dados obtidos através de cinco filtros.  A cor resulta da atribuição de diferentes matizes a cada imagem monocromática associada a um filtro individual.  Crédito da imagem: NASA/ESA/Hubble/MC Bentz/DJV Rosario.

Esta imagem do Hubble mostra NGC 3783, uma galáxia espiral barrada a cerca de 135 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Centauro. A imagem colorida é composta por observações infravermelhas e ópticas da Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble. Baseia-se em dados obtidos através de cinco filtros. A cor resulta da atribuição de diferentes matizes a cada imagem monocromática associada a um filtro individual. Crédito da imagem: NASA/ESA/Hubble/MC Bentz/DJV Rosario.

NGC 3783 está localizado a cerca 135 milhões de anos-luz distante na constelação de Centauro.

Também conhecida como ESO 378-14, LEDA 36101 ou 2XMM J113901.7-374418, esta galáxia foi a primeira descoberto em 21 de abril de 1835 pelo astrônomo inglês John Herschel.

NGC 3783 hospeda um buraco negro em rotação rápida de 2,8 milhões de massas solares.

É um membro principal do grupo de galáxias NGC 3783, um conjunto de 47 galáxias.

“Tal como os aglomerados de galáxias, os grupos de galáxias são agregados de galáxias ligadas gravitacionalmente”, disseram os astrónomos do Hubble.

“Os grupos de galáxias, no entanto, são menos massivos e contêm menos membros do que os aglomerados de galáxias: onde os aglomerados de galáxias podem conter centenas ou mesmo milhares de galáxias constituintes, os grupos de galáxias normalmente não incluem mais de 50.”

“A Via Láctea faz parte de um grupo de galáxias, conhecido como Grupo Local, que contém duas outras grandes galáxias (Andrômeda e a galáxia do Triângulo), bem como várias dezenas de galáxias satélites e anãs.”

“Enquanto isso, o grupo de galáxias NGC 3783 contém 47 galáxias”, acrescentaram.

“Também parece estar num estágio bastante inicial de sua evolução, o que o torna um interessante objeto de estudo.”

“Embora o foco desta imagem seja a galáxia espiral NGC 3783, o olhar é igualmente atraído para o objeto muito brilhante na parte inferior direita desta imagem. Esta é a estrela HD 101274”, disseram os pesquisadores.

“A perspectiva nesta imagem faz com que a estrela e a galáxia pareçam companheiras próximas, mas isto é uma ilusão.”

“HD 101274 fica a apenas cerca de 1.530 anos-luz da Terra, o que significa que está cerca de 85.000 vezes mais perto do que NGC 3783.”

“Isso explica como uma única estrela pode parecer ofuscar uma galáxia inteira!”

Segundo os cientistas, NGC 3783 é um Galáxia Seyfert Tipo I — uma galáxia com uma região central brilhante.

“Nesta imagem ela foi registrada pelo Hubble com detalhes incríveis, desde sua barra central brilhante até seus braços estreitos e sinuosos e a poeira que passa por eles, graças a cinco imagens separadas tiradas em diferentes comprimentos de onda de luz”, disseram eles.

“Na verdade, o centro galáctico é brilhante o suficiente para o Hubble e exibe picos de difração, normalmente vistos apenas em estrelas como HD 101274.”