Se a procrastinação fosse um esporte olímpico, eu já teria ganhado várias medalhas

Por que fazer hoje o que você pode deixar para amanhã, certo?

O problema é que atrasar só nos faz sentir pior no longo prazo.

Fazer as coisas é tão bom, mas isso não me impede de encontrar 1.001 desculpas para esperar.

Se você se identificar, talvez reconheça muitas das táticas de evitação usadas pelos procrastinadores crônicos.

Então, vamos mergulhar e explorá-los com mais detalhes.

1) Justificando suas escolhas

Quando sabemos que realmente deveríamos estar ocupados fazendo alguma coisa, nos sentimos muito culpados.

Portanto, é natural querer se convencer de que não é tão ruim assim.

No fundo, pode não funcionar para aliviar a sensação de pavor que temos, mas isso não significa que não tentamos justificar a nossa falta de ação.

É por isso que as desculpas são comuns para os procrastinadores crônicos.

Conforme explicado por Christopher Dwyer Ph.D. em Psicologia hojemesmo quando sabemos que algo provavelmente não é uma boa ideia, muitas vezes sentimos a necessidade de racionalizá-lo:

“Trata-se de proteger o nosso ego, proteger a maneira como nos percebemos e como nos sentimos sobre nós mesmos. Com isso, uma boa forma de encarar a racionalização é como um mecanismo de defesa utilizado para facilitar o que queremos ou como queremos sentir, ao mesmo tempo que preservamos a autopercepção positiva diante de uma decisão errada.”

Então, quando se trata de procrastinação, muitas vezes podemos encontrar um motivo pelo qual não há problema em esperar um pouco mais ou por que ainda não estamos prontos.

Podemos desperdiçar muita energia e tempo nos convencendo de algo.

A ironia é que podemos gastar muito mais energia emocional tentando sair do que precisamos fazer do que se apenas arregaçassemos as mangas e fizéssemos.

2) Reformulando sua programação… de novo

Isto soa familiar:

Você reservou o tempo alocado em sua agenda para fazer algo.

Talvez seja um projeto em que você esteja trabalhando ou uma tarefa especial que precise de sua atenção.

Mas quando chega, uma sensação pesada na boca do estômago de repente faz com que pareça a coisa mais desagradável do mundo.

Então, você verifica seu calendário novamente.

Claro, será necessário mudar as coisas, talvez até fazer alguns cancelamentos ao longo do caminho. Mas o importante é que você pode retrabalhar as coisas para não precisar fazer isso agora.

Ainda está no diário. Portanto, não é como se você tivesse abandonado a ideia. No entanto, você não precisa enfrentá-lo hoje.

É assim, junto com as próximas coisas da nossa lista, que os procrastinadores conseguem alterar os planos por meses a fio.

3) Fazendo listas

Adoro fazer uma lista.

Às vezes passo mais tempo escrevendo listas e fazendo planos hipotéticos sobre o trabalho do que fazendo o trabalho em si.

O que posso dizer, ser procrastinador e autônomo nem sempre é o ideal.

Eu sei exatamente por que uma lista me dá uma sensação instantânea de calma. Porque há algo na organização que faz você sentir que ainda está no controle.

Mesmo que isso muitas vezes seja apenas uma ilusão, especialmente se você estiver todo planejado e sem ação.

Pesquisar confirma isso, mostrando que fazer listas ajuda a moderar nosso estresse e ansiedade.

Mas embora as listas possam ser ferramentas eficazes para ajudar na produtividade, elas se tornam uma tática de evasão quando você não faz nada com elas.

Você está simplesmente usando isso para tentar se sentir melhor, em vez de colocar tudo em ordem.

Há outra maneira pela qual as listas podem enganar você, como veremos.

4) Marcando as tarefas menos importantes da sua lista de tarefas

Já fui culpado disso mais vezes do que gostaria de lembrar.

É mais ou menos assim:

Você já acorda se sentindo desconfortável com tudo o que precisa fazer naquele dia.

Então você volta à sua lista confiável.

Nele estão cerca de 5 ou 6 tarefas que você deseja concluir e você acha que deve ter tempo suficiente para realizar a maior parte delas.

Mas por onde começar?

Para um procrastinador crônico, a resposta está nas coisas mais fáceis.

São eles que nos dão uma rápida recompensa de dopamina, mas não parecem desafiadores de forma alguma.

O problema é que geralmente esses também são os trabalhos mais irrelevantes e sem importância.

Devido ao desconforto emocional envolvido com nossas tarefas importantes, tendemos a evitá-las e guardá-las para o final.

À medida que o dia avança, pegamos a lavagem a seco, desbloqueamos a pia da cozinha e saímos para correr.

Na verdade, marcamos muitas tarefas, mas a única que resta é a que mais importa.

As pessoas produtivas, por outro lado, adotam a abordagem “as primeiras coisas primeiro”. Eles vão direto ao trabalho nas coisas mais importantes e sabem que o resto pode esperar.

5) Fazendo mais pesquisas

Sou totalmente a favor de fazer sua devida diligência.

Quando tomamos uma decisão, vale a pena pesquisar primeiro. Mas chega um ponto em que a pesquisa se transforma apenas em procrastinação.

Nós nos convencemos de que ainda precisamos saber mais ou fazer mais antes de podermos fazer a melhor escolha.

Ou continuamos dizendo a nós mesmos que temos muito mais para preparar antes de estarmos prontos para agir.

Quando temos medo de começar, é muito tentador nos perdermos na teoria e nunca chegarmos à prática.

6) Limpar a casa ou fazer alguma outra tarefa

Eu sou um pouco louco por limpeza. Portanto, minha procrastinação quando realmente não quero começar é arrumar.

Também faz sentido.

Como destacado por TCC de Oxford a “atividade física de limpeza aliada ao resultado de uma casa mais limpa ajuda a reduzir o estresse, a sensação de ansiedade e os sintomas depressivos”.

Libera endorfinas que desencadeiam emoções positivas. Então o burburinho da limpeza é real!

Não quero oferecer aos meus colegas procrastinadores qualquer munição para justificar seus métodos, mas há até alguns evidência que ter um espaço limpo pode aumentar sua produtividade.

No entanto, no fundo, estamos apenas procurando maneiras de buscar esses gatilhos de bem-estar e evitar os sentimentos negativos associados a tudo o que deveríamos fazer.

7) Negação

Esta é talvez a tática de evitação mais difícil de superar.

Porque como você pode mudar seu comportamento sem ter autoconsciência para ver isso em primeiro lugar?

Você não pode.

Alguns procrastinadores crônicos ficam presos em seus caminhos porque se recusam a reconhecer o que estão fazendo.

Eles argumentam que a vida é muito curta para ficar preso a responsabilidades.

Talvez eles não vejam isso como algo tão importante. Mas esta atitude de negação é apenas outra forma de autojustificação.

Tornamo-nos especialistas em evitar a realidade e nos manter no escuro.

8) Começar, mas nunca terminar

Alguns procrastinadores crônicos não têm problemas para começar, é com o término que eles realmente lutam.

A motivação e o impulso iniciais podem estimulá-los a prosseguir com entusiasmo em uma ampla gama de projetos, hobbies ou atividades paralelas.

Mas quando se trata de acompanhá-los, é aí que eles ficam aquém.

Assim que algo começa a parecer desafiador e emocionalmente desconfortável, é quando a procrastinação surge.

Você pode se convencer de que tentou, mas não é realmente sua praia.

Às vezes isso pode ser verdade. Mas nunca aprenderemos nada ou cresceremos como pessoas se sempre desistirmos no primeiro obstáculo.

9) Recorrer a distrações agradáveis, como redes sociais ou TV

Todos nós carregamos conosco hoje em dia a distração perfeita para uma viagem.

Pequeno o suficiente para segurar na palma da sua mão e oferecer entretenimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre que você precisar.

Os telefones podem ter revolucionado a forma como nos comunicamos, mas são uma tentação constante para um procrastinador crônico.

Assim que você começar a se sentir entediado, sem vontade de começar ou completamente estranho com a ideia de realizar uma tarefa, a mídia social certamente lhe oferecerá uma alternativa.

É fácil cair na toca do coelho e passar horas rolando sem pensar por esse motivo.

Da mesma forma, a TV pode atraí-lo e oferecer um santuário aconchegante para você se esconder da tarefa em questão.

Você não é preguiçoso, provavelmente o verdadeiro problema é que você é muito duro consigo mesmo

Passei anos pensando que era uma pessoa ociosa até que finalmente entendi a verdadeira psicologia por trás por que procrastinamos.

Não estamos fugindo da tarefa, estamos nos escondendo das emoções negativas que associamos a ela.

Muitas vezes são os perfeccionistas que mais sofrem com a procrastinação crônica por esse motivo. Eles têm tanto medo de errar que preferem não começar.

Torna-se um ciclo vicioso, pois quanto mais evitamos, pior acabamos nos sentindo.

Felizmente, ver suas próprias táticas de evitação como elas são é como você pode começar a fazer a diferença.

Dessa forma, podemos escolher conscientemente abandonar as desculpas e encontrar uma maneira melhor com algumas ferramentas práticas para acabar com a procrastinação de uma vez por todas.

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Formado em Educação Física, apaixonado por tecnologia, decidi criar o site news space em 2022 para divulgar meu trabalho, tenho como objetivo fornecer informações relevantes e descomplicadas sobre diversos assuntos, incluindo jogos, tecnologia, esportes, educação e muito mais.