Usando imagens coloridas de alta resolução das missões Trace Gas Orbiter (TGO) e Mars Express da ESA, pesquisadores planetários encontraram evidências de depósitos de geada matinal nas caldeiras dos vulcões Tharsis em Marte: Olympus, Arsia e Ascraeus Montes, e Ceraunius Tholus.

Esta imagem, obtida pela Câmara Estéreo de Alta Resolução a bordo da sonda Mars Express da ESA, mostra o Olympus Mons, o vulcão mais alto não só de Marte, mas de todo o Sistema Solar.  Crédito da imagem: ESA/DLR/FU Berlim.

Esta imagem, obtida pela Câmara Estéreo de Alta Resolução a bordo da sonda Mars Express da ESA, mostra o Olympus Mons, o vulcão mais alto não só de Marte, mas de todo o Sistema Solar. Crédito da imagem: ESA/DLR/FU Berlim.

A região de Tharsis em Marte abriga numerosos vulcões, incluindo Olympus Mons e Tharsis Montes: Ascraeus, Pavonis e Arsia Mons.

Muitos desses vulcões são colossais, elevando-se acima das planícies circundantes em alturas que variam de uma (Pavonis Mons) a três (Olympus Mons) vezes a do Monte Everest da Terra.

Esses vulcões têm caldeiras, grandes cavidades, em seus cumes, causadas pelo esvaziamento de câmaras de magma durante erupções anteriores.

“Pensamos que era impossível a formação de geada em torno do equador de Marte, já que a mistura de luz solar e atmosfera tênue mantém as temperaturas relativamente altas tanto na superfície como no topo das montanhas – ao contrário do que vemos na Terra, onde seria de esperar ver picos gelados,” disse o Dr. Adomas Valantinas, pesquisador de pós-doutorado na Brown University.

“Sua existência aqui é emocionante e sugere que existem processos excepcionais em jogo que estão permitindo a formação de gelo.”

As manchas de geada ficam presentes por algumas horas perto do nascer do sol, antes de evaporarem à luz do sol.

Apesar de serem finos – provavelmente com apenas um centésimo de milímetro de espessura (tão grossos quanto um fio de cabelo humano) – eles cobrem uma vasta área.

A quantidade de geada representa cerca de 150 mil toneladas de água trocando entre a superfície e a atmosfera todos os dias durante as estações frias, o equivalente a cerca de 60 piscinas olímpicas.

Os pesquisadores propõem que o ar circula de forma peculiar acima de Tharsis; isso cria um microclima único dentro das caldeiras dos vulcões que permite a formação de manchas de gelo.

“Os ventos sobem pelas encostas das montanhas, trazendo ar relativamente úmido de perto da superfície para altitudes mais elevadas, onde se condensa e se estabelece como geada”, disse o Dr. Nicolas Thomas, da Universidade de Berna, investigador principal do Color and Stereo Surface Imaging do TGO. Sistema (CaSSIS).

“Na verdade, vemos isso acontecendo na Terra e em outras partes de Marte, com o mesmo fenômeno causando a nuvem alongada sazonal de Arsia Mons marciana.”

“A geada que vemos no topo dos vulcões de Marte parece assentar especialmente nas regiões sombreadas das caldeiras, onde as temperaturas são mais frias.”

Os cientistas detectaram geadas nos vulcões Tharsis do Olimpo, Arsia e Ascraeus Mons, e Ceraunius Tholus.

A modelagem de como essas geadas se formam poderia permitir aos cientistas revelar mais dos segredos restantes de Marte, incluindo onde a água existe e como ela se move entre os reservatórios, e compreender a complexa dinâmica atmosférica do planeta.

Esse conhecimento é essencial para a nossa futura exploração de Marte e para a nossa procura de possíveis sinais de vida fora da Terra.

“Encontrar água na superfície de Marte é sempre entusiasmante, tanto pelo interesse científico como pelas suas implicações para a exploração humana e robótica”, disse o Dr. Colin Wilson, cientista do projecto da ESA para o ExoMars TGO e Mars Express.

“Mesmo assim, esta descoberta é particularmente fascinante. A baixa pressão atmosférica de Marte cria uma situação desconhecida, onde os topos das montanhas do planeta não são geralmente mais frios do que as suas planícies – mas parece que o ar húmido que sopra nas encostas das montanhas ainda pode condensar-se em geada, um fenómeno decididamente semelhante ao da Terra.”

“Esta descoberta foi possível graças à colaboração bem sucedida entre ambas as sondas orbitais de Marte da ESA e à modelação adicional.”

“Compreender exatamente quais fenómenos são iguais ou diferentes na Terra e em Marte realmente testa e melhora a nossa compreensão dos processos básicos que acontecem não apenas no nosso planeta natal, mas em outras partes do cosmos.”

O descobertas foram publicados na revista Geociências da Natureza.

_____