Dieta Rápida de Água

Um novo estudo destaca os efeitos prejudiciais da dieta ioiô, mostrando como as pressões sociais levam a um ciclo de perda e recuperação de peso, associado a sofrimento psicológico e interpessoal. Ele desaconselha fazer dieta, a menos que seja necessário, e sugere focar na saúde e em comportamentos saudáveis ​​para se libertar desse ciclo prejudicial.

Uma pesquisa qualitativa recente enfatiza os efeitos psicológicos e interpessoais adversos associados à “dieta ioiô”, ou ciclos de peso. O estudo esclarece a natureza prejudicial da dieta ioiô e os desafios que os indivíduos enfrentam para escapar desse ciclo.

“A dieta ioiô – ganhar peso involuntariamente e fazer dieta para perder peso apenas para recuperá-lo e reiniciar o ciclo – é uma parte predominante da cultura americana, com dietas da moda e planos ou medicamentos para perder peso rápido normalizados à medida que as pessoas buscam ideais de beleza ”, diz Lynsey Romo, autora correspondente de um artigo sobre o estudo e professora associada de comunicação na Universidade Estadual da Carolina do Norte.

“Com base no que aprendemos através deste estudo, bem como na investigação existente, recomendamos que a maioria das pessoas evite fazer dieta, a menos que seja clinicamente necessário. Nosso estudo também oferece insights sobre como as pessoas podem combater aspectos insidiosos do ciclismo de peso e desafiar o ciclo.”

As conclusões e recomendações do estudo

Para o estudo, os investigadores realizaram entrevistas aprofundadas com 36 adultos – 13 homens e 23 mulheres – que experimentaram ciclismo de peso, onde perderam e recuperaram mais de 5 quilos. O objetivo era aprender mais sobre por que e como as pessoas entraram no ciclo da dieta ioiô e como, se é que conseguiram, sair dele.

Todos os participantes do estudo relataram querer perder peso devido ao estigma social relacionado ao seu peso e/ou porque comparavam seu peso ao de celebridades ou colegas.

“Esmagadoramente, os participantes não começaram a fazer dieta por motivos de saúde, mas porque sentiram pressão social para perder peso”, diz Romo.

Os participantes do estudo também relataram o envolvimento em uma variedade de estratégias de perda de peso, que resultaram na perda inicial de peso, mas eventualmente na recuperação.

O ciclo negativo da dieta ioiô

Recuperar o peso levou as pessoas a sentirem vergonha e a internalizarem ainda mais o estigma associado ao peso – fazendo com que os participantes do estudo se sentissem pior consigo próprios do que antes de começarem a fazer dieta. Isto, por sua vez, muitas vezes levou as pessoas a adotarem comportamentos cada vez mais extremos para tentarem perder peso novamente.

“Por exemplo, muitos participantes se envolveram em comportamentos desordenados de controle de peso, como compulsão alimentar ou alimentação emocional, restrição de alimentos e calorias, memorização de contagens de calorias, estresse sobre o que comiam e o número na balança, recorrendo a soluções rápidas (como como dietas com baixo teor de carboidratos ou medicamentos dietéticos), praticar exercícios excessivos e evitar eventos sociais com comida para perder peso rapidamente”, diz Romo. “Inevitavelmente, estes comportamentos alimentares tornaram-se insustentáveis ​​e os participantes recuperaram peso, muitas vezes mais do que tinham perdido inicialmente.”

“Quase todos os participantes do estudo ficaram obcecados com o peso”, diz Katelin Mueller, coautora do estudo e estudante de pós-graduação na NC State. “A perda de peso tornou-se um ponto focal em suas vidas, a ponto de distraí-los de passar tempo com amigos, familiares e colegas e reduzir as tentações de ganho de peso, como beber e comer demais.”

“Os participantes referiram-se à experiência como um vício ou um ciclo vicioso”, diz Romo. “Os indivíduos que foram capazes de compreender e abordar os seus comportamentos alimentares tóxicos tiveram mais sucesso em quebrar o ciclo. As estratégias que as pessoas usaram para combater esses comportamentos tóxicos incluíam focar na saúde e não no número da balança, bem como praticar exercícios para se divertir, em vez de contar o número de calorias que queimaram.

“Os participantes que tiveram mais sucesso a desafiar o ciclo também foram capazes de adotar comportamentos alimentares saudáveis ​​– como seguir uma dieta variada e comer quando estavam com fome – em vez de tratar a alimentação como algo que precisa de ser monitorizado de perto, controlado ou punido. ”

No entanto, os pesquisadores descobriram que a grande maioria dos participantes do estudo ficou presa no ciclo.

“A combinação de padrões de pensamento arraigados, expectativas sociais, cultura de dieta tóxica e estigma generalizado de peso tornam difícil para as pessoas sair completamente do ciclo, mesmo quando realmente querem”, diz Romo.

“Em última análise, este estudo nos diz que o ciclismo de peso é uma prática negativa que pode causar danos reais às pessoas”, diz Romo. “Nossas descobertas sugerem que pode ser prejudicial para as pessoas começarem a fazer dieta, a menos que seja clinicamente necessário. Fazer dieta para atender a algum padrão social percebido inadvertidamente levou os participantes a anos de vergonha, insatisfação corporal, infelicidade, estresse, comparações sociais e preocupações relacionadas ao peso. Uma vez iniciada uma dieta, é muito difícil para muitas pessoas evitar uma luta ao longo da vida com o seu peso.”

Referência: “A Qualitative Model of Weight Cycling” por Lynsey Romo, Sydney Earl, Katelin A. Mueller e Mary Obiol, 24 de janeiro de 2024, Pesquisa qualitativa em saúde.
DOI: 10.1177/10497323231221666



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