Mulher feliz acordando na cama, bom sono

O exercício regular melhora significativamente a qualidade do sono e reduz os sintomas de insônia, sendo a atividade física persistente a que oferece mais benefícios.

Praticar exercícios consistentemente 2 a 3 vezes por semana a longo prazo está associado a um menor risco atual de insônia, bem como à capacidade de dormir as 6 a 9 horas recomendadas todas as noites, sugere um estudo internacional de 10 anos publicado na revista de acesso aberto BMJ aberto.

O exercício regular está associado a uma melhor saúde geral e vários estudos sugeriram que a actividade física promove um sono de melhor qualidade e pode melhorar os sintomas da insónia crónica, observam os investigadores.

Mas não está totalmente claro até que ponto o género, a idade, o peso (IMC), a condição física geral, a saúde geral e o tipo de exercício contribuem para esta associação, acrescentam.

Para explorar melhor esta questão, os investigadores avaliaram a frequência, a duração e a intensidade da atividade física semanal e os sintomas de insónia, o sono noturno aumentado e a sonolência diurna entre adultos de meia-idade de 21 centros em nove países europeus.

Resultados do estudo sobre atividade física

Os 4.399 participantes do estudo (2.085 homens; 2.254 mulheres) foram retirados da Pesquisa de Saúde Respiratória da Comunidade Europeia.

Eles responderam perguntas sobre frequência e duração da atividade física no início do estudo (ECRHS II;1998-2002) e sobre atividade física, sintomas de insônia (Questionário Nórdico Básico do Sono; escala 1-5), duração do sono e sonolência diurna (Escala de Sonolência de Epworth ) 10 anos depois (ECRHS III; 2011-14).

Os participantes que relataram praticar exercícios físicos pelo menos duas ou mais vezes por semana, durante 1 hora/semana ou mais, foram classificados como fisicamente ativos.

Durante o período de 10 anos, 37% (1.601) dos participantes permaneceram persistentemente inativos; 18% (775) tornaram-se fisicamente ativos; 20% (881) ficaram inativos; e 25% (1.082) eram persistentemente ativos.

Os participantes na Noruega eram mais propensos a ser persistentemente activos, enquanto os participantes em Espanha, seguidos pela Estónia, eram mais propensos a ser persistentemente inactivos.

Os participantes persistentemente ativos eram mais propensos a serem homens, mais jovens e a pesar um pouco menos. Eles também eram menos propensos a serem fumantes e mais propensos a trabalhar atualmente.

Após ajuste para idade, sexo, peso (IMC), histórico de tabagismo e centro de estudo, aqueles que eram persistentemente ativos tinham significativamente (42%) menos probabilidade de ter dificuldade para adormecer, 22% menos probabilidade de ter qualquer sintoma de insônia , e 40% menos probabilidade de relatar 2 ou 3 (37% menos probabilidade) sintomas de insônia.

Os sintomas de insônia também foram independentemente associados à idade, sexo feminino e peso.

Quanto ao total de horas noturnas de sono e sonolência diurna, após ajuste para idade, sexo, peso, histórico de tabagismo e centro de estudo, os participantes persistentemente ativos tinham maior probabilidade de dormir normalmente, enquanto os persistentemente inativos tinham menor probabilidade de estar nessa categoria.

Impacto do exercício consistente no sono

Os persistentemente ativos tinham significativamente (55%) mais probabilidade de ter sono normal e significativamente menos probabilidade (29%) de ter sono curto (6 horas ou menos) e 52% menos probabilidade de ter sono longo (9 horas ou mais). E aqueles que se tornaram activos tinham 21% mais probabilidade de terem sono normal do que aqueles que eram persistentemente inactivos.

Os investigadores reconhecem que não foram capazes de avaliar objectivamente as mudanças nos níveis de actividade física entre os dois momentos e que todos os elementos se basearam numa avaliação subjectiva através de questionário.

Mas mesmo assim concluem: “Os nossos resultados estão em linha com estudos anteriores que demonstraram o efeito benéfico da (atividade física) nos sintomas de insónia, mas o estudo atual mostra adicionalmente a importância da consistência no exercício ao longo do tempo, porque a associação foi perdida para indivíduos inicialmente ativos que se tornaram inativos.”

Referência: “Associação entre atividade física durante um período de 10 anos e sintomas atuais de insônia, duração do sono e sonolência diurna: um estudo europeu de base populacional” por Erla Bjornsdottir, Elin Helga Thorarinsdottir, Eva Lindberg, Bryndis Benediktsdottir, Karl Franklin, Debbie Jarvis , Pascal Demoly, Jennifer L Perret, Judith Garcia Aymerich, Sandra Dorado-Arenas, Joachim Heinrich, Kjell Torén, Vanessa Garcia Larsen, Rain Jögi, Thorarinn Gislason e Christer Janson, 1 de março de 2024, BMJ aberto.
DOI: 10.1136/bmjopen-2022-067197



Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Formado em Educação Física, apaixonado por tecnologia, decidi criar o site news space em 2022 para divulgar meu trabalho, tenho como objetivo fornecer informações relevantes e descomplicadas sobre diversos assuntos, incluindo jogos, tecnologia, esportes, educação e muito mais.