Ginseng seco e cápsulas

Pesquisas indicam que o ginseng pode efetivamente reduzir a fadiga induzida pelo exercício e ajudar na recuperação muscular, oferecendo benefícios potenciais para o desempenho do atleta e prevenção de lesões.

Uma revisão de 700 estudos indica que incorporar o ginseng na dieta como suplemento pode ajudar na recuperação física pós-exercício, melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões.

O Ginseng é um dos suplementos alimentares mais populares do mundo. É feito de várias plantas e ervas e acredita-se que proporciona muitos benefícios, com numerosos estudos apontando para possíveis benefícios antiinflamatórios e antioxidantes, bem como efeitos anticancerígenos. Um grupo de pesquisadores da Universitat Oberta de Catalunya (UOC) descobriu agora que também pode ser útil para exercícios.

De acordo com os resultados do estudo, realizado no âmbito de um projeto final de mestrado e publicado recentemente na revista de acesso aberto Nutrientestomar ginseng tem um efeito direto na redução da fadiga e ajuda os músculos a se recuperarem após o esporte.

“Descobrimos que o ginseng pode desempenhar um papel significativo como suplemento nutricional quando se trata de recuperação após o exercício”, disse Borja Muñoz, preparador físico e um dos principais autores do estudo, que conduziu esta pesquisa sob a supervisão de seu a tutora Patricia Martínez, nutricionista e nutricionista e instrutora do curso da Faculdade de Ciências da Saúde da UOC, junto com os especialistas Rafael Bailón e Laura Esquius, pesquisadora do grupo Foodlab da UOC. Para realizar o estudo, revisaram sistematicamente mais de 700 artigos da literatura científica e analisaram meticulosamente as suas conclusões para confirmar estes benefícios para adultos saudáveis ​​que praticam exercício físico.

“Quando tomado em conjunto com uma dieta equilibrada, o ginseng pode fornecer nutrição adicional para atletas ou qualquer pessoa que pratique exercício físico regularmente. Também é importante notar que, a menos que seja medicamente contra-indicado em qualquer caso, tomar ginseng regularmente é considerado benéfico (ou pelo menos não prejudicial) para pessoas saudáveis”, disse Muñoz.

Evidências e benefícios do ginseng

A revisão concluiu que tomar ginseng pode reduzir significativamente os danos musculares pós-exercício em adultos saudáveis. Além disso, melhora a regeneração muscular e ajuda o corpo a se recuperar da fadiga muscular e dos danos após o exercício físico.

Especificamente, o esforço e a intensidade envolvidos no desporto resultam em danos nos músculos. Este é principalmente um dano inflamatório. Os princípios ativos dos compostos contidos no ginseng estimulam o sistema nervoso central, possuem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias e regulam o cortisol, o hormônio do estresse, beneficiando muitas das funções metabólicas do corpo e ajudando o sistema imunológico a funcionar como deveria.

Especificamente, tomar ginseng sistematicamente por um longo período pode mitigar a resposta dos marcadores biológicos, principalmente a creatina quinase (CK) e a interleucina 6 (IL-6), responsáveis ​​pelo dano muscular e inflamação induzidos pelo exercício. Além disso, reduz e atenua o aparecimento de lactato no sangue. O lactato é um composto químico produzido pelo corpo quando os músculos têm oxigênio insuficiente devido ao esforço excessivo que prejudica a capacidade de contração dos músculos, principal causa da fadiga muscular.

Potencial para reduzir o risco de lesões

De referir ainda que, ao reduzir a fadiga, a toma regular de ginseng também pode ajudar a reduzir o risco de lesões, nomeadamente no caso dos músculos ou ligamentos, o que por sua vez pode melhorar o desempenho atlético.

“Embora os tempos de recuperação variem de acordo com a natureza da lesão e entre os indivíduos, as estruturas danificadas compartilham os mesmos processos fisiológicos. É por isso que os profissionais desta área devem obter o contexto fisiológico mais eficiente, para garantir que cada pessoa possa recuperar da melhor forma e o mais rapidamente possível. É aqui que entra o ginseng, pois pode desempenhar um papel significativo na recuperação de lesões”, disse Muñoz sobre os possíveis benefícios para os atletas, com base nas suas características pessoais, de tomar ginseng de acordo com um horário.

Um produto comum na medicina tradicional chinesa

O estudo surgiu do interesse de Muñoz em confirmar por meio de evidências científicas as experiências empíricas observadas por ele ao realizar experiência profissional como preparador físico e especialista em lesões em um clube de futebol da China. Muñoz observou que o ginseng, um suplemento muito utilizado na medicina tradicional chinesa, era amplamente utilizado por jogadores de futebol, que relataram efeitos benéficos ao tomá-lo.

“Nosso objetivo era aprender mais sobre os efeitos do ginseng em uma situação específica, neste caso em conexão com o exercício, e fornecer evidências verificáveis ​​de sua capacidade de melhorar a resposta do corpo aos estímulos da carga crônica no esporte, ajudando os atletas a recuperar entre os treinos, pois os próprios jogadores relataram que funcionava como um energético”, disse Muñoz. Na verdade, existem atualmente no mercado inúmeros produtos para atletas, como comprimidos e bebidas específicas.

Estabelecendo um protocolo de consumo programado para o futuro

Segundo estes especialistas, isto pode abrir caminho para estudar mais profundamente os benefícios do ginseng e avaliar como a sua utilização como suplemento pode melhorar o desempenho desportivo. Na verdade, um dos seus principais efeitos possíveis é estimular e acelerar os processos de regeneração do corpo após lesões musculares.

“Das possíveis pesquisas futuras que estamos considerando, um estudo para estabelecer um protocolo de consumo programado para descobrir exatamente como e quando os atletas devem tomar ginseng para otimizar seus benefícios dentro de um determinado período de tempo é particularmente atraente, pois os estudos realizados em relação a esses casos sofrem com a falta de diversidade e de evidências científicas”, disse Martínez.

Os autores sublinharam a este respeito que a metodologia a utilizar em cada tipo de situação deve ser esclarecida para saber mais sobre como melhorar a suplementação com ginseng. “Ainda há muito trabalho a fazer, pois o ginseng tem potencial para aumentar o desempenho físico dos atletas e ajudar a prevenir certas lesões, principalmente musculares”, concluiu Muñoz.

Referência: “Efeito da ingestão de Ginseng nos danos musculares induzidos pelo exercício em adultos saudáveis” por Borja Muñoz-Castellanos, Patricia Martínez-López, Rafael Bailón-Moreno e Laura Esquius, 26 de dezembro de 2023, Nutrientes.
DOI: 10.3390/nu16010090



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Formado em Educação Física, apaixonado por tecnologia, decidi criar o site news space em 2022 para divulgar meu trabalho, tenho como objetivo fornecer informações relevantes e descomplicadas sobre diversos assuntos, incluindo jogos, tecnologia, esportes, educação e muito mais.