Destaques brilhantes homem andando

Aumentar os passos diários para entre 9.000 e 10.000 pode reduzir o risco de morte e doenças cardiovasculares em até 39% e 21%, respectivamente, revela um estudo usando dados do UK Biobank. Estes benefícios são significativos mesmo para aqueles com estilos de vida sedentários, com melhorias substanciais observadas em 4.000 a 4.500 passos por dia. Crédito: SciTechDaily.com

Aumentar o número de passos dados diariamente está associado à redução do risco de mortalidade e de doenças cardiovasculares, independentemente do tempo de sedentarismo.

Cada passo extra dado, até aproximadamente 10.000 passos diários, diminui a probabilidade de mortalidade e doença cardiovascular (DCV), independentemente da quantidade de tempo passado inativo, de acordo com os resultados de um grande estudo de base populacional publicado on-line no Jornal Britânico de Medicina Esportiva.

Alguns estudos anteriores demonstraram que maiores contagens de passos diários estão associadas a níveis mais baixos de morte e DCV, enquanto outros associaram níveis elevados de comportamento sedentário a riscos aumentados de DCV e morte. No entanto, nenhum destes estudos investigou se níveis elevados de atividade física podem compensar ou diminuir o maior risco de morte e DCV associado ao tempo sedentário.

Metodologia de Estudo

Para resolver isso, os autores deste novo estudo, liderado pelo Universidade de SydneyO /Charles Perkins Center acessou dados de 72.174 indivíduos (idade média de 61 anos; 58% mulheres) inscritos no estudo UK Biobank – um importante banco de dados biomédico – que usaram um acelerômetro no pulso durante sete dias para medir sua atividade física.

Os dados do acelerômetro foram utilizados para estimar a contagem diária de passos e o tempo gasto sedentário, ou seja, sentado ou deitado acordado.

A mediana da contagem diária de passos para os participantes foi de 6.222 passos/dia, e 2.200 passos/dia (os 5% mais baixos de passos diários entre todos os participantes) foram tomados como ponto de referência para avaliar o impacto na morte e nos eventos cardiovasculares do aumento da contagem de passos.

A mediana do tempo sedentário foi de 10,6 horas/dia, portanto, os participantes do estudo sedentários por 10,5 horas/dia ou mais foram considerados com alto tempo sedentário, enquanto aqueles que passaram menos de 10,5 horas/dia sedentários tiveram baixo tempo sedentário.

Descobertas e implicações

Durante uma média de 6,9 ​​anos de acompanhamento, ocorreram 1.633 mortes e 6.190 eventos cardiovasculares.

Depois de levar em conta outros fatores potencialmente influentes, os autores calcularam que o número ideal de passos por dia para neutralizar o elevado tempo sedentário era entre 9.000 a 10.000 passos/dia, o que reduziu o risco de mortalidade em 39% e o risco de ocorrência de DCV em 21%.

Em ambos os casos, 50% do benefício foi alcançado entre 4.000 e 4.500 passos/dia.

Este é um estudo observacional, portanto não é possível estabelecer causa e efeito. E embora o grande tamanho da amostra e o longo acompanhamento tenham permitido reduzir o risco de viés, os autores reconhecem a possibilidade de que outros fatores não medidos possam ter afetado os seus resultados. Como os passos e o tempo sedentário foram obtidos em um único momento, isso também pode levar a vieses, acrescentam.

No entanto, concluem: “Qualquer quantidade de passos diários acima dos referentes 2.200 passos/dia foi associada a menor mortalidade e risco incidente de DCV, para baixo e alto tempo sedentário.

“Acumular entre 9.000 e 10.000 passos/dia reduziu de forma ideal o risco de mortalidade e incidência de DCV entre participantes altamente sedentários. O limite mínimo associado a uma mortalidade e risco de DCV substancialmente mais baixos foi entre 4.000 e 4.500 passos/dia.”

Eles acrescentam: “Nossos resultados prospectivos fornecem descobertas relevantes que podem ser usadas para aumentar as mensagens de saúde pública e informar a primeira geração de atividades físicas baseadas em dispositivos e diretrizes de comportamento sedentário, que provavelmente incluirão recomendações específicas sobre passos diários”.

Referência: “As associações de passos diários com mortalidade e doença cardiovascular incidente diferem de acordo com os níveis de tempo sedentário? Um estudo de coorte baseado em dispositivos” por Matthew N Ahmadi, Leandro FM Rezende, Gerson Ferrari, Borja Del Pozo Cruz, I-Min Lee e Emmanuel Stamatakis, 5 de março de 2024, Jornal Britânico de Medicina Esportiva.
DOI: 10.1136/bjsports-2023-107221

O estudo foi financiado pelo Conselho Nacional Australiano de Saúde e Pesquisa Médica (NHMRC) e pela National Heart Foundation.



Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Formado em Educação Física, apaixonado por tecnologia, decidi criar o site news space em 2022 para divulgar meu trabalho, tenho como objetivo fornecer informações relevantes e descomplicadas sobre diversos assuntos, incluindo jogos, tecnologia, esportes, educação e muito mais.